sábado, 15 de janeiro de 2011

Geopark Adventure Trip... by BTTHAL

Uma viagem pelos sentidos” foi assim que a organização do Trip-Trail Geopark Naturtejo definiu esta iniciativa que teve lugar em Junho de 2010! Uma ultra-maratona de 3 intensos dias, 6 concelhos a percorrer, por equipas de 2 elementos. O espírito “Mountain Bike” urge e rejubila em provas como esta!
.

O cenário prima por todo o território do Geopark Naturtejo… uma “área com expressão territorial e limites bem definidos, que contém um número significativo de sítios de interesse geológico com particular importância, raridade ou relevância cénica/estética, com muito interesse histórico-cultural e riqueza em biodiversidade. Estes sítios que reportam a memória da Terra fazem parte de um conceito integrado de protecção, educação e desenvolvimento sustentável”! Percursos de rara beleza, aldeias histórias, monumentos naturais, castelos e fortalezas… são uma garantia ao longo dos 3 dias de percurso!


A prova competitiva Trip-Trail Geopark Naturtejo realizou-se em Junho de 2010! A adesão ficou um pouco aquém das expectativas da organização! Talvez o público alvo ainda não esteja receptivo a aventuras deste género, onde se “bebe e respira” o verdadeiro sentido do BTT- Aventura e Descoberta! Ou… talvez a vertente económica pese no momento de efectuar a inscrição em eventos desta natureza! Uma verdade é certa… o pouco que tivemos do rescaldo do Trip-Trail Geopark Naturtejo 2010 deixou-nos crescer água na boca, formigueiro nos sentidos… ficou a semente a germinar nas nossas mentes! Este é o tipo de iniciativa que nos move e nos fascina no BTT!



Seria uma questão de tempo… “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”, o Poeta tem a completa razão! À semelhança do que temos “construído” noutras aventuras em BTT, vamos aventurar-nos em mais esta odisseia da bicicleta-todo-o-terreno! Juntámos já alguns condimentos necessários… track GPS do percurso, logística necessária e muita vontade de aventura, descoberta e gozo! Conhecemo-nos suficientemente bem para saber-mos “morder a língua”, apelar ao espírito de sacrifico e ultrapassar as dificuldades quando assim é necessário! Juntando um pouco de treino… certamente estaremos aptos a desfrutar o melhor do Trip-Trail Geopark Naturtejo (by BTTHAL-Autonomia!)

Será, sem dúvida, uma dose (tripla!) inesquecível de resistência em BTT pelas Terras do Geopark. Pretendemos cumprir os 3 dias de percurso no mês de Maio de 2011, respectivamente a 13, 14 e 15 deste mês! À semelhança de anteriores aventuras desta natureza, nós, João Valente e Fernando Micaelo alargamos a jornada mítica a quem nos quiser acompanhar. Ambas as etapas serão efectuadas em completa autonomia, sendo cada um responsável por si! O percurso será guiado por GPS e efectuado ao nosso ritmo, com paragens programadas para abastecimento, contemplação e momentos inesquecíveis à mistura.

Fiquem bem… notícias breves, irão aparecer por aqui!


Fotografias de Pedro Antunes